Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.
Proteção Terceira Idade
ABNT
http://abnt.org.br/paginampe/biblioteca/files/upload/anexos/pdf/18e060c5e95fbb1bdc609a67d88d85ea.pdf
Atualmente no Brasil está em vigor norma de fabricação e instalação de redes de proteção são normas estabelecidas pela ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Foi publicada, no dia 4 de abril de 2012, a norma técnica sobre redes de proteção para edificações, com três partes abrangendo desde a fabricação até a instalação, com os respectivos ensaios. São as seguintes as partes:
• ABNT NBR 16046-1:2012, Redes de Proteção para Edificações - Parte 1: Fabricação da rede de proteção . Um dos requisitos é que o material da rede de proteção seja resistente a impactos e à tração. Esta parte da norma refere-se a redes de proteção de janelas, sacadas, escadas, mezaninos, parapeitos, floreiras e outras aplicações semelhantes. Exclui, portanto, as redes utilizadas em piscinas, quadras, aviários etc. e aquelas que são instaladas na posição horizontal e sobre as quais ocorram esforço permanente ou temporário.
• ABNT NBR 16046-2:2012, Redes de Proteção para Edificações - Parte 2: Corda para instalação da rede de proteção. Esta parte da norma trata do conjunto de fios não metálicos torcidos ou trançados, utilizado para a fixação da rede de proteção e que também não pode ser reciclado e deve ser resistente à propagação de fogo.
• ABNT NBR 16046-3:2012, Redes de proteção para Edificações - Parte 3: Instalação. A terceira parte da norma contempla o procedimento para instalação da rede, observando os cuidados necessários quanto ao substrato em que a rede será instalada (alvenaria, madeira, estrutura metálica), o espaçamento máximo entre os elementos de fixação e entre a rede e o substrato, além de outros aspectos.
A Comissão de Estudo Especial para Redes de Proteção para Edificações (ABNT/CEE-149), responsável pela elaboração da norma, foi instalada no dia 1º de junho de 2010 e tem um grande número de participantes - principalmente fabricantes e empresas de instalação - que atuam em vários pontos do País, além de entidades como Procon/SP, Proteste, Criança Segura e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Fonte: ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas
Solicite um contato agora mesmo!
Assim que recebermos sua mensagem nossa equipe entrará em contato para iniciar o seu atendimento.